O HVSOS será um contributo fundamental para colmatar a falta de capacidade do HVS e também do Centro de Recolha Oficial (CRO) Casa dos Animais de Lisboa (CAL), além de dar uma resposta eficaz a todo o tipo de situações clínicas, nomeadamente urgências, a que a CAL não consegue dar vasão.
O HVSOS englobará vários espaços e serviços, dos quais destacamos:
1. Hospital Veterinário: aberto 24H todos os dias, com serviços nas áreas de fisioterapia, neurologia, cirurgia, imagiologia, entre outros, totalmente equipado para responder a todas as necessidades médico-veterinárias, incluindo urgências.
Pretende-se financiar a assistência veterinária a animais resgatados ou errantes, a animais tutelados por famílias comprovadamente carenciadas, e esterilizar, desparasitar e vacinar colónias de gatos da cidade, contribuindo para o controlo de natalidade destas superpopulações, e encaminhando alguns deles para o Centro de Adoção SOS Animal.
2. Sede da SOS Animal: permitindo o crescimento da atual equipa de comunicação, que promove todas as ações de divulgação de animais para adoção, organização de campanhas ambientais e de sensibilização para temas dentro da missão da nossa ONGA, organização de eventos, gestão de sócios, gestão de voluntariado, gestão de parcerias, gestão de redes sociais e website, entre outros.
3. Hotel SOS Animal / ATL / Escola: um espaço lúdico e educativo para cães, gatos e pequenos animais, cujos tutores poderão deixar os seus animais ao nosso cuidado, durante o seu dia de trabalho, ou mesmo durante as suas férias. Um espaço onde poderão brincar, correr, descansar, fazer amigos, sempre com total supervisão de uma equipa dedicada, com total segurança, controlo sanitário e médico-veterinário, e onde serão feitos treinos com recurso a reforço positivo.
4. Centro de Adoção SOS Animal: um espaço para animais abandonados ou errantes, resgatados e recuperados, assegurando excelentes condições de recuperação, socialização e bem-estar de todos. Poderão ser animais provenientes de outras entidades, como forças policiais ou associações de proteção animal. Os animais seniores terão condições de vida que talvez nunca tenham conhecido antes. As crias terão à disposição um espaço plenamente equipado para que sintam o menos possível a ausência da progenitora.
Envolvência do público sénior e jovens institucionalizados, promovendo a solidariedade para com todos os seres desprotegidos: proporcionaremos a participação do público sénior de Lisboa, de forma a combater a solidão e o isolamento dos mais experientes, assim como de jovens institucionalizados, ajudando a combater a discriminização social e a permitir uma inserção social mais eficaz. Estes públicos serão envolvidos em atividades de socialização com os animais para adoção, estimulados para a colaboração e respeito pelos animais e pela natureza, através do voluntariado, acompanhamento académico, emocional e educativo.
5. Centro de Formação Cívica: auditório para ações de formação e educação da população, nomeadamente das escolas, para o Bem-Estar Animal e proteção Ambiental, e organização de debates de carácter económico-social, alinhados com os objetivos da SOS Animal, através da celebração de protocolos ou acordos de cooperação com entidades públicas e privadas.
6. Capela do Adeus e Crematório: um espaço intimista onde o tutor poderá despedir-se do seu animal. Inclui um crematório, para que, caso o tutor assim o deseje, o animal possa ser cremado.
A SOS Animal propõe-se a:
1. Assegurar o projeto de arquitetura para o Hospital, dentro de todo o espaço;
2. Elaborar todas as obras de reabilitação e adaptação necessárias para o seu funcionamento;
3. Adquirir o equipamento hospitalar necessário;
4. Gerir o recrutamento do pessoal médico-veterinário.