Programa LIFE

Projetos Aprovados

2019

A Comissão Europeia aprovou, no âmbito da Call 2019, 120 novos projetos que serão financiados pelo programa LIFE Ambiente e Ação Climática, contibuindo assim para a mudança da Europa para um futuro mais sustentável e de baixo carbono. Aproximadamente 280 milhões de euros da União Europeia financiarão projetos na área da natureza e biodiversidade, ambiente e eficiência de recursos e ação climática, mobilizando assim um investimento total de cerca de 590 milhões de euros. Este montante representa um aumento de 37% relativamente ao ano de 2018.

Os projetos ajudarão a alcançar os objetivos do Pacto Ecológico Europeu apoiando a Estratégia de Biodiversidade da UE e o Plano de Ação da UE para a Economia Circular, contribuindo para a recuperação ecológica da pandemia de coronavírus e ajudando a Europa a tornar-se um continente
com impacte neutro no clima até 2050, entre outros. Muitos dos novos projetos são projetos transnacionais em que participam vários Estados-Membros.
Cerca de 220 milhões de euros são atribuídos a uma grande variedade de projetos nos domínios do ambiente e da eficiência na utilização dos recursos, da natureza e da biodiversidade, bem como da governação e da informação em matéria de ambiente. Por outro lado, mais de 60 milhões de euros são atribuídos para apoiar projetos de mitigação, ou adaptação às alterações climáticas e outros nos domínios da governação e da informação.

Pode consultar o Comunicado de Imprensa da Comissão Europeia, bem como a lista e o resumo dos projetos portugueses aprovados:

Comunicado de imprensa da Comissão Europeia - 2019
Projetos Aprovados PT 2019 – quadro-resumo
Projetos Aprovados PT 2019 - fichas de projeto

2018

A Comissão Europeia aprovou, no âmbito da Call 2018, 120 novos projetos que serão financiados pelo programa LIFE Ambiente e Ação Climática, contibuindo assim para a mudança da Europa para um futuro mais sustentável e de baixo carbono. Aproximadamente 240 milhões e euros financiarão projetos na área da naturez e biodiversidade, ambiente e eficiência de recursos e ação climática, mobilizando assim investimentos adicionais nestas áreas.

Estes projetos abordarão uma ampla gama de questões, desde espécies invasoras e crimes contra a vida selvagem, a resíduos, poluentes, uso de combustíveis fósseis e materiais derivados deles e emissões de gases com efeito de estufa. Quase um terço está focado em mitigar e lidar com os efeitos das alterações climáticas, enquanto muitos projetos recuperam e protegem importantes habitats da vida selvagem, além de conservar espécies raras e ameaçadas.

Pode consultar a lista e os resumos dos projetos portugueses aprovados.
Projetos Aprovados PT 2018 – quadro-resumo
Projetos Aprovados PT 2018 - fichas de projeto

2017
Comunicado de imprensa - 2017
Projetos Aprovados PT 2017 – quadro-resumo
Projetos Aprovados PT 2017 - fichas de projeto

2016
Comunicado de imprensa - 2016
Projetos Aprovados PT 2016 – quadro-resumo
Projetos Aprovados PT 2016 - fichas de projeto

2015
Comunicado de imprensa - 2015
Projetos Aprovados PT 2015 – quadro-resumo
Projetos Aprovados PT 2015 - fichas de projeto

2014
Comunicado de imprensa - 2014
Projetos Aprovados PT 2014 – quadro-resumo
Projetos Aprovados PT 2014 - fichas de projeto