Ideias e projetos

Bolsa de Parceiros LIFE

Centro de Investigação LEAF (Green and Blue Infrastructures Thematic Line)
Geral LIFE Água Biodiversidade Espécies Gestão Ambiental Ordenamento do Território

Descrição

A Linha de Investigação Infraestruturas Verdes e Azuis (Green and Blue Infrastructure Research Line) resulta de um processo de integração do antigo Centro de Estudos de Arquitectura Paisagista "Prof. Caldeira Cabral" e de outras três unidades de I&D do Instituto Superior de Agronomia, numa unidade maior, LEAF - Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (Linking Landscape, Environment, Agriculture & Food).

Estrutura

A Linha de Investigação Infraestruturas Verdes e Azuis inclui membros dos Grupos I e III do LEAF, nomeadamente arquitectos paisagistas, fitossociólogos e agrónomos com várias especializações (litologia / geomorfologia, protecção do solo, vegetação e culturas agrícolas, conservação da vegetação, água). Esta equipa coopera ainda com investigadores de outros grupos do LEAF e de outras unidades de investigação. 

Objetivos

Elaboramos planos de paisagem / de ordenamento do território a todas as escalas e visamos, em particular, a criação de infraestruturas verdes e azuis, desde o planeamento e concepção até recomendações de implementação e gestão. 

Seguindo as últimas recomendações da UE, o principal objetivo da linha de investigação é promover a implementação do conceito de Infraestrutura Verde em Portugal e países da CPLP. 

As Infraestruturas Verdes e Azuis destinam-se a:

  • Melhorar o funcionamento dos ecossistemas e promover serviços de ecossistema;
  • Promover o bem-estar e a saúde da sociedade;
  • Apoiar o desenvolvimento de uma economia verde e a gestão sustentável da terra e da água.

Estas infraestruturas incorporam espaços verdes (ou azuis, no caso dos ecossistemas aquáticos) e outras características físicas nas áreas terrestres (incluindo costeiras) e marinhas.

A nossa base de trabalho é a Estrutura Ecológica Nacional delimitada no âmbito do projeto “Estrutura Ecológica Nacional - uma proposta de delimitação e regulação” e disponibilizada na plataforma EPIC WebGIS Portugal (http://epic-webgis-portugal.isa.ulisboa.pt/). A Estrutura Ecológica equivale ao conceito de Infraestrutura Verde e integra todas as áreas responsáveis pelo equilíbrio ecológico.

O projecto “Ordenamento Potencial da Paisagem de Base Ecológica. Aplicação a Portugal” veio complementar o anterior com informação cartográfica sobre aptidão da paisagem às actividades humanas, nomeadamente, agricultura, floresta, pastagens, conservação da natureza e áreas urbanas.