SIP & SNAP - Concept note | Qual é a diferença entre estratégias e roteiros no caso dos SIP em Alterações Climáticas dirigidos a estratégias nacionais, regionais ou a sectores específicos de mitigação de gases com efeito de estufa ou roteiros de economia?

A Comunicação sobre o Roteiro para 2050 (Communication on the 2050 Roadmap) para uma economia competitiva com baixo teor de carbono incentiva setores industriais para desenvolver roteiros de baixo carbono, analisando como indústrias específicas podem contribuir para alcançar os objetivos de mitigação e adaptação às alterações climáticas da UE em 2050. Estes são os roteiros para implementar com SIP.
Exemplos de roteiros setoriais que existem no âmbito do Roteiro de 2050 que poderiam ser implementados ao abrigo dos SIP LIFE de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas incluem:

  1. Roteiro da indústria cerâmica;
  2. Roteiro da indústria química; e,
  3. Roteiro da indústria siderúrgica.

Ao contrário de planos ou estratégias tais como uma estratégia de adaptação ou um plano de gestão de bacia hidrográfica que são conduzidos e serão adotados pelas autoridades públicas, os roteiros industriais com baixo teor de carbono serão adotados pela própria indústria.

Além disso, os SIP que implementam tais roteiros são encorajados nos termos da lei da União "Roteiro para a Energia 2050" enquanto, por exemplo, um SIP implementando um plano de gestão de bacia hidrográfica no âmbito do Subprograma Ambiente é um plano exigido por legislação ambiental específica da UE.