Os projetos LIFE são um investimento considerável e a União Europeia atribui grande importância à sustentabilidade destes investimentos.
A sustentabilidade a médio e longo prazo significa que os resultados do projeto são mantidos após o fim oficial do projeto LIFE.
Os parceiros do projeto devem considerar como os investimentos do Programa serão assegurados, desenvolvidos, utilizados, reproduzidos ou transferidos durante ou após o fim do projeto.
Os proponentes devem delinear uma estratégia para uma bem-sucedida continuação, replicação e/ou transferência de resultados do projeto na sua proposta. Isto inclui tarefas para multiplicar os impactes das soluções do projeto e para mobilizar uma maior aceitação, atingindo uma massa crítica, durante e/ou a curto ou médio prazo após o fim do projeto LIFE. Isto vai para além da transferência de conhecimentos e do trabalho em rede e implica pôr em prática as soluções desenvolvidas ou aplicadas no projeto para além do período do projeto, noutro lugar ou para um fim diferente.