Administrações públicas discutem ar e clima
Decorreu, nos passados dias 23 e 24 de outubro de 2017, o INTRA LIFE PT 2017, um evento de intercâmbio de experiências e melhores práticas entre administrações públicas.
Esta iniciativa teve lugar na Sede da APA, I.P. e inseriu-se no âmbito da Ação A.3 - Intercâmbio de experiências entre administrações públicas, do Projeto LIFE de Capacitação Nacional (LIFE14 CAP/PT/000004), cujo principal objetivo é potenciar o uso do Programa LIFE, enquanto instrumento financeiro para projetos de ambiente e ação climática.
A primeira edição INTRA LIFE PT, teve a duração de dia e meio, incidiu sobre os temas Ar e Clima, e visou promover a partilha de experiências entre entidades públicas portuguesas associadas, ou a associar, ao Programa LIFE com as de outros Estados-membros, potenciando o trabalho em rede, as parcerias e a troca de informações sobre melhores práticas na utilização do LIFE.
No primeiro dia foram apresentados os principais trabalhos desenvolvidos pelo projeto LIFE CAP PT, em particular na capacitação e networking em termos de Programa e projetos LIFE. Seguiram-se vários testemunhos de projetos tradicionais do Programa LIFE, que estão em curso e relativos às temáticas do evento:
- o LIFE SHARA (LIFE15 GIC/ES/000033), projeto espanhol coordenado pela Fundación Biodiversidad;
- o LIFE Index-Air (LIFE15 ENV/PT/000674), projeto coordenado pelo Instituto Superior Técnico;
- o LIFE MONZA (LIFE15 ENV/IT/000586), projeto italiano coordenado pelo Istituto Superiore per la Protezione e la Ricerca Ambientale.
Houve ainda lugar à apresentação do projeto integrado polaco Implementation of Air Quality Plan for Małopolska Region – Małopolska in a healthy atmosphere (LIFE14 IPE/PL/000021), coordenado pela entidade Małopolska Region.
Tratando-se de um evento de partilha de experiências, onde se inclui fontes de financiamento, foi apresentado um projeto financiado pelo Horizonte 2020 Resccue - Resiliência para Enfrentar a Mudança Climática nas Áreas Urbanas, coordenado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
O segundo dia do evento compreendeu duas mesas redondas, “Financiamento de projetos: Programa LIFE e outros Fundos Comunitários de Gestão Nacional e Europeia” e “Financiamento de Projetos: a experiência PO SEUR”, dada a importância e o potencial de complementaridade do LIFE com outros instrumentos financeiros.
Na primeira mesa redonda possível ficar a saber mais sobre um Fundo Comunitário de Gestão Nacional, o Programa Operacional AÇORES 2020 e dois Fundos Comunitários de Gestão Internacional, o EEA Grants (European Economic Area Grants) e o Horizonte 2020.
Na segunda mesa redonda ficou-se a conhecer melhor o PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, bem como dois projetos levados a cabo com recurso a este Programa de financiamento:
- o Radar Meteorológico da Região Autónoma da Madeira (POSEUR-08-2015-20), projeto coordenado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foram ainda apresentados outros projetos aprovados recentemente, sob coordenação do IPMA, com financiamento PO SEUR;
- o projeto Eficiência Energética nos edifícios da Administração Pública Central: Hospital de Santa Maria em Lisboa (POSEUR-01-1203-FC-000017), coordenado pelo Centro Hospitalar Lisboa Norte.
Ao longo do evento existiram vários momentos de networking, troca de experiências e de contactos, com o objetivo de fomentar potenciais parcerias entre as entidades públicas participantes, assim como a complementaridades entre os diferentes fundos existentes.