Celanus-Empresa de Turismo, SA

A Celanus-Empresa de turismo,SA, foi constituída em 1966 e detém desde essa data cerca de 95 hectares (950.000 m2) de terrenos correspondentes em grande parte às Dunas de Esposende, anteriormente posse da Fundação Casa de Bragança e vendidas em Hasta Pública em 1966, revertendo 2/3 do produto da venda para a Câmara Municipal de Esposende e 1/3 para a Fundação Casa de Bragança, uma vez que o objetivo na altura era desenvolver turísticamente o concelho, o que a Fundação Casa de Bragança foi incapaz de realizar. Os terrenos situam-se entre Cepães (junto à cidade de Esposende) e a Foz do Rio Neiva), numa extensão de aproximadamente 7 km.

Neste momento a Celanus é uma empresa de turismo de natureza, trabalhando na área do alojamento local com unidades "verdes", ou seja, sempre com áreas de jardim em Francelos (grande Porto, na proximidade do mar) e em Vilamoura (Algarve). Opera ainda 2 barcos à vela e desenvolve atividades de agricultura em Guimarães na Quinta do Assento, produzindo uvas e Kiwis. Tem também ao nosso conhecimento as primeiras "hortas urbanas privadas" em Francelos e desenvolve turismo em bicicleta, com destaque para os caminhos de Santiago e para a EN2.

Nos terrenos em Esposende a Celanus gostaria de ter um parceiro (ONG) que pudesse explorar o potencial das espécies, dinamizando sobretudo a fauna e flora local e ajudando as entidades no território a integrarem práticas de agricultura biológica e a exploração/aproveitamento das espécies invasoras para o seu controle sustentável. Interessaria também dinamizar a educação ambiental com destaque para o papel dos sistemas dunares e sua importância para a biodiversidade e proteção da costa, além da importância das energias renováveis existentes. Será importante ter uma entidade que possa co-financiar a parte necessária para a apresentação de um programa LIFE.  A dinamização da vida animal e estudo dos répteis a par da dinamização da Camarinha (Corema Album) e do Pinheiro Manso (com estudo do nématodo do pinheiro e sua resolução) são também ideias a integrar no projeto LIFE

 

 

Contactos: 

Vasco Jorge Salazar Soares   vasco.celanus@gmail.com