Projeto capacitação

Capacitação de Instituições Públicas

 

No âmbito do Projeto de Capacitação Nacional estão previstas diversas ações dirigidas especificamente a instituições públicas.

Prevê-se a organização e realização anual do INTRA LIFE PT, que tem como objetivo o intercâmbio entre entidades públicas portuguesas associadas ao programa LIFE com as de outros estados-membros, potenciando o trabalho em rede, o estabelecimento de parcerias e a partilha de experiências e informações sobre melhores práticas na utilização do LIFE (incluindo a sua utilização custo-eficaz em complementaridade com outros mecanismos de financiamento comunitários como o FEDER, FEADER e FSE). Na prática, pretende-se retomar uma boa prática outrora existente e positiva que associava Portugal, Espanha e França, num momento anual de troca de informação entre entidades e beneficiários que, por motivos diversos, foi sendo relegada e abandonada.

O modelo deste evento, a organizar pela APA com apoio dos restantes parceiros do projeto e o apoio institucional do ICNF, contempla um programa de trabalho de 2 dias, incluindo convite a entidades beneficiárias de projetos LIFE não nacionais, para apresentação/discussão de projetos e ideias. 

O objetivo base consiste em cada meio-dia, apresentar-se e discutir-se um ou mais projetos relacionados com um tema estratégico anualmente selecionado a nível nacional e/ou regional, no sentido de se poderem partilhar ideias e formas de estabelecer sinergias entre os trabalhos desenvolvidos pelas entidades convidadas e pelas administrações nacionais.

Este evento visa apoiar o reforço da capacidade das entidades públicas através da discussão de experiências dos países com maior sucesso na utilização do programa LIFE. Prevê igualmente que sejam chamados a assistir e participar nestas sessões entidades-chapéu associadas aos sectores em causa (p. ex. confederações setoriais, academia, associações de administrações locais,…), no sentido de reforçar a capacidade geral da sociedade em usar o programa LIFE e otimizando os recursos despendidos na deslocação de representantes de outras administrações públicas não nacionais.