Biodiversidade

LIFE Platform Meeting

Na Estónia, onde o espírito de partilha se fez acompanhar de botas enlameadas e boa disposição, discutiu-se o voluntariado como ferramenta fundamental para a conservação da natureza

Os voluntários têm desempenhado um papel crucial no sucesso do programa LIFE. Os projetos LIFE Natureza e Biodiversidade, em particular, têm beneficiado da capacidade das ONGA de alavancar as suas redes de voluntários para esse fim.

Decorreu nos passados dias 19, 20 e 21 de setembro, em Tartu, na Estónia, uma LIFE Platform Meeting dedicada ao tema do Voluntariado para a Conservação da Natureza.

Os principais objetivos deste evento foram a partilha de experiências entre projetos LIFE e a identificação dos fatores determinantes para aumentar o impacte do voluntariado na conservação da natureza. O anfitrião do evento foi um projeto de conservação de zonas húmidas, o LIFE Mires Estonia  - LIFE14 NAT/EE/000126, projeto coordenado pelo Estonian Fund for Nature.

Este evento de três dias incluiu sessões plenárias, workshops temáticos e uma sessão de apresentação e discussão de experiências de projetos de vários países da UE. Especialistas convidados evidenciaram o trabalho de outros programas de financiamento que envolvem voluntários e partilharam o seu conhecimento em como atrair, motivar e trabalhar com voluntários. Também houve oportunidade de explorar os aspetos sociais do voluntariado e as ligações com outras áreas políticas. Não menos importante, as excelentes oportunidades de trabalho em rede e ainda a possibilidade de trabalhar como voluntário por um dia, ajudando a construir represas numa área com habitat prioritário de turfeira.

Para além do projeto de Capacitação Nacional, participaram neste evento outros dois projetos LIFE com parceiros portugueses: o LIFE Volunteer Escapes - LIFE17 ESC/PT/000003 e o LIFE ELCN - LIFE16 PRE/DE/000005.

Para saber mais sobre esta sessão - incluindo projetos e entidades envolvidas e respetivas apresentações - consulte o site.