Evento de Encerramento do Projeto LIFE de Capacitação Nacional
Decorreu nos passados dias 6 e 7 de dezembro no Auditório do IAPMEI, no Campus do Lumiar, em Lisboa
Este evento possibilitou um intercâmbio entre entidades públicas e privadas associadas ao Programa LIFE, e entidades de outros Estados-Membros, potenciando o trabalho em rede, o estabelecimento de parcerias e a partilha de experiências e de informações sobre boas práticas na utilização do LIFE.
O evento teve a duração de dois dias, tendo estado presentes 58 participantes de entidades da Administração Pública, Privados, ONGA’s e Universidades, 16 projetos LIFE (incluindo 8 de outros Estados Membros). Houve ainda lugar a uma Sessão com representantes de 4 Concept Notes aprovadas em 2018.
A sessão do primeiro dia iniciou-se com a apresentação, pela APA, do balanço do Programa LIFE em Portugal relativo ao período do 1.º Programa Plurianual 2014-2017, bem como das linhas gerais, em discussão no Grupo Ambiente, da nova proposta de Regulamento para 2021-2027. Seguiu-se uma apresentação da Neemo (consórcio responsável pela monitorização de projetos LIFE) com informações sobre as atividades de monitorização desenvolvidas e quais as melhores práticas dos diferentes projetos que monitorizaram.
Na sessão 2, a parte da manhã foi dedicada a projetos LIFE Ambiente, nacionais e transnacionais, em curso, tendo partilhado experiências 1 projeto nacional e 4 projetos transnacionais. A parte da tarde foi dedicada a projetos LIFE Ação Climática em execução. Pode consultar aqui o resumo dos projetos.
A partilha de experiências destes projetos revelou sinergias entre eles, bem como alguma complementaridade e foi considerada crucial por todos os participantes para um melhor conhecimento das potencialidades do programa LIFE.
A sessão 3, dedicada às Concept Notes aprovadas na Call 2018, na qual foram partilhadas as diferentes experiências de elaboração da candidatura pelos diversos proponentes, tais como as principais dificuldades de adaptação à nova abordagem da metodologia de candidatura, ajudou a desmistificar alguns dos mitos que se foram criando relativamente ao processo de candidatura LIFE.
O segundo dia começou com a visita à área de intervenção do projeto “lifeBiodiscoveries - Invasive species control through public participation” (LIFE13 BIO/PT/000386), da responsabilidade da Câmara Municipal do Barreiro, onde houve lugar à partilha de experiências e de informação relativamente à execução real de um projeto, tendo os participantes tido oportunidade de executar uma das atividades do projeto de combate às invasoras (descasque de acácias), o que em muito contribuiu para o sucesso e riqueza do evento.
A sessão 4 foi dedicada à apresentação de projetos nacionais aprovados nas Calls de 2016 e 2017, nos quais se incluiu o 1.º Projeto Integrado português aprovado. Pode consultar aqui o resumo dos projetos.
Por último, foram apresentados os resultados do Projeto de Capacitação Nacional e as perspetivas até 2020.
As atividades no âmbito do projeto de capacitação irão continuar a ser desenvolvidas pela APA, enquanto Ponto de Contacto Nacional, bem como também pelas entidades parceiras nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Sendo um evento de intercâmbio de experiências e melhores práticas, foram vários os momentos de networking, com o objetivo de fomentar potenciais parcerias entre as entidades públicas e privadas presentes no evento.